Carros de Competição: Lada/VAZ 2101 Rally

Os Ladas 2101 (nomenclatura dos modelos 1200/1300), começaram a ser usados em competições logo após serem lançados, participando do Campeonato Soviético de Ralis, onde batalhavam contra Moskvitchs 412, tendo bons resultados em algumas provas e eventualmente tirando a coroa dos Moskvitchs no campeonato. Em 1973, são inscritos na Tour d’Europe, um rally que dava uma volta no continente saindo de Erbach (Alemanha) seguindo pela Escandinávia, pela antiga União Soviética, descendo pelos balcãs e retornando para a Europa ocidental. E do contingente de 5 carros oficiais, acompanhados de alguns Lada 2102 (versão SW do 2101) para assistência rápida, conseguiram uma excelente dobradinha, lutando contra equipes de fábrica da BMW, NSU, Opel, SIMCA, Renault, Ford, FIAT, etc. Com isso, no ano seguinte a marca toma parte no Campeonato Mundial de Ralis, onde consegue alguns resultados expressivos, como um 10º lugar geral no Rally de Acrópole (Grécia) e 2º,3º e 4º lugares na classe 1 do Grupo 2 do 1000 Lagos (Finlândia), ambos em 1975, e no ano seguinte, terminam em 6º no geral no Rally de Acrópole, e dobradinha na Classe 1 do Grupo 4 no 1000 Lagos. E com isso, o modelo foi evoluindo e conseguindo bons resultados até ser substituido pela variante Gr.B Lada VFTS Sport nos anos 1980.

Deixe uma resposta