Carros de Competição: Renault 5 Maxi Turbo

O Renault 5 Maxi Turbo foi no embalo dos outros carros para as novas classes criadas pela FISA na época, era um Grupo 4 apto para B. diferenciava do pacato modelo urbano pela carroceria, mais larga e com apêndices aerodinâmicos; além do motor, saía o pacato 1.3 de 55HP dianteiro, e entrava uma versão “mais leve” do motor usado no RE20 de F1, com 4 cilindros em linha e uma turbina ao contrário do V6 bi-turbo do monoposto, mas isso não fazia muita diferença…o carro de rali tinha 350HP aproximadamente contra 500HP do carro de F1. Como os concorrentes da época, contava com tração traseira. Mas em provas de asfalto andava no mesmo pace dos carros 4×4, sendo vencedor do Rali de Monte Carlo de 1981 Tour de Corse (França) de 1982 e 1985, e no campeonato francês também foi bastante vitorioso. O R5, é um dos carros favoritos pelos entusiastas pela sua resposta rápida, baixo peso, e direção precisa.

Deixe uma resposta