Carros de Competição: VW Golf


A Volkswagen Motorsport, em parceria com a Oettinger desenvolveu um protótipo bimotor do VW Golf, baseado no kit da preparadora alemã para a subida de Pikes Peak, e usando dois motores 1.8 de 16v com um total de 390 HP fazia com que o Golf alcançasse 260 km/h e acelerasse de 0-100 em 4.6seg!!!!

Jochi Kleint, campeão europeu de rali na época, conseguiu o terceiro lugar na classe com o carro, e ganhou o prêmio de “Rookie Of The Year”. No ano seguinte, a VW Motorsport decidiu substituir os motores por duas unidades 1.3 turbo baseadas no motor do VW Polo, as turbinas ajudaram na parte de altitude elevada, mas ainda precisavam resolver algumas coisas, a curva de torque ainda se mostrava estreita, e para 1987, decidiram partir para um carro totalmente novo.
Jochi Kleint conseguiu o tempo mais rápido na subida com esse novo Golf, que contava com desenvolvimento de acordo, os dois motores eram instalados longitudinalmente e contava com um sistema simples, o motor dianteiro era acionado pelos controles do carro, e o traseiro era acionado eletronicamente, com um sensor analisando a posição da borboleta dianteira e replicando na traseira. Infelizmente teve a transmissão quebrada logo na linha de chegada
EDIT: esqueci de falar…o carro era para subida de Pikes Peak…hehehehe

Deixe uma resposta