Caproni Campini N.1

Embora desconhecido, o Campini N.1 tem um papel importante na história da aviação militar. Foi um dos primeiros aviões a voar com motor de reação (vulgo a jato). Era considerado o pioneiro até a descoberta do Heinkel He 178 alemão, que voou primeiro em 1939, enquanto que o caça italiano fez seu primeiro voo em 1940.

 

Tudo começou em 1931, quando o engenheiro italiano Secondo Campini viu o futuro nos motores a jato, chegando a entrar em contato com a Regia Aeronautica para falar de suas ideias. Chegou a fundar a V.E.N.A.R. – Velivoli E Natanti A Reazzione (Veículos e Embarcações à Reação). Em conjunto com a Costruzione Mecchaniche Riva criaram um barco experimental para demonstrar o poder dos motores a jato, alcançando 28 nós de velocidade durante testes no trajeto Milão-Veneza.

Em 1934, a Regia Aeronautica fecha um contrato com Campini para a construção de um modelo para demonstração. O pacote incluía dois protótipos funcionais e um habitáculo para testes, para tal, a V.E.N.A.R. se associou à Societá Aeroplani Caproni, deixando a cargo dela a produção dos aviões.



O avião era movido por um motor Isotta-Fraschini L121/R.C. 40 a pistão de 900 HP que acionava um compressor para comprimir o ar que chegava na câmara de combustão e era misturado com o combustível e resultava numa capacidade de empuxo de 700Kg!!! Campini batizou o sistema de thermojet. Embora se mostrasse promissor, o projeto quase foi encerrado por conta de custos. Mas o avião foi terminado e seu primeiro voo foi em 1940. No ano seguinte houve o primeiro voo oficial com o avião saindo de Milão e indo à Roma com velocidade de 217 km/h sem uso de afterburner para economizar combustível. A repercussão desse voo foi tamanha, que o próprio Mussolini parabenizou o piloto e anunciou o feito no rádio. Vários países enviaram mensagens de congratulações pelo feito para a Itália.

A Federação Aeronáutica Internacional registrou esse voo como o primeiro voo de uma aeronave a jato. Embora mais tarde fosse revelado ao mundo o voo do até então secreto He 178 em 1939

 

Embora não fosse tão revolucionário quanto os caças alemães, esses sim movidos com turbinas. O Caprini N.1  marcou um ponto importante no desenvolvimento da aviação.

Fontes: deadlybirds, Jets45

Vídeo da época sobre o avião

{youtube}bNz1zZSozPA{/youtube}

Deixe uma resposta