Cagiva Elefant

A italiana Cagiva, era uma das maiores representantes no Dakar, suas Elefant era favoritas à vitória, mas as japonesas Honda e Yamaha praticamente dominavam a competição. Mas as Elefant venceram duas vezes nas mãos do italiano Edi Orioli (1990, 1994) a prova mais dura do Cross-Country.

 

 

A Elefant, era uma cooperação da Cagiva e Ducati, o motor veio da última. E contava com modificações interessantes no motor para melhor refrigeração e alimentação, como um dos cabeçotes ser montado ao contrário para facilitar a exaustão, a caixa do filtro de ar ficar embaixo do assento, e válvulas desmodrômicas. Sim crianças, a base pro motor da Elefant era o motor da Ducati 900SS!!! Ou seja, a Elefant era quase uma Café Racer, só que de Enduro =P A Elefant era uma moto complexa e durável, Geralmente mais rápida e leve que suas rivais.

A Cagiva viu seu esforço ter resultado em 1990, quando quebrou a sequência de vitórias da Honda (1986-1989) com Edi Orioli, que venceu a edição de 1994, com uma Elefant também. Mas nesse ano, não havia equipes de fábrica.



 

Deixe uma resposta