Protótipos

Os protótipos de endurance são um dos carros de corrida mais legais que existem, temos aqui uma pequena seleção de 15 carros marcantes das corridas de longa duração

 

Chaparral 2J

Um dia, Jim Hall acordou inspirado…olhou pro aspirador de pó e teve uma ideia. Porquê não utilizar o sistema de sucção do simpático eletrodoméstico para auxiliar no efeito solo do seu carro? Aproveitando que o regulamento não mencionava limite de motor, Jim meteu um motor auxiliar de snowmobile pra extrair o ar do fundo do carro e aí está o 2J. Com motor Chevy big block de 700 HP e câmbio automático de três marchas, o carro fez miséria na CanAm

 

 

Mazda 787b

A Mazdaspeed já utilizava motores rotativos em protótipos de Ednurance desde o início deles na categoria, com o tempo os motores iam ganhando mais rotores e ficando mais competitivos. Até chegar no 787 com motor R26B de 4 rotores. O 787b conseguiu a façanha dupla de ser o primeiro carro japonês e ser o primeiro carro de motor wankel a ganhar as 24 Horas de Le Mans. Após a vitória, a FISA baniu os motores rotativos pra tristeza da galera de Hiroshima.

 

Audi R10 TDI

O R10 foi o pioneiro da linhagem dos carros diesel no endurance. Um projeto grande e ambicioso, resultando em algo imbatível

 

Alfa Romeo P33

A Alfa Romeo retornou às competições em 1967. Mesmo evoluindo aos poucos, batia de frente com gente grande como as MATRA, Ferrari e Porsche

 

Ford GT40

No final da década de 1960, a Ford tentou comprar a Ferrari. Il Commendatore mandou os yankees às favas. Os americanos disseram que teria volta…que veio na forma de Ford GT40.

 

Ferrari P312

A despedida da Ferrari do Endurance, o P312 tinha um motor boxer 12 cilindros de 3 litros baseado no de F1, era desacreditado pelo próprio Enzo por causa disso, mas como todo outcast, surpreendeu e foi grande carro. Pena a Ferrari ter se virado somente pra F1 a partir de 1973

 

Porsche 917

O 917 foi o carro que mostrou ao mundo do que a Porsche era capaz, no início não teve bons resultados, mas a coisa engrenou e logo virou lenda.

 

Jaguar XJR-9

Vini, vidi, vinci…o XJR9 venceu tudo por onde competiu, de Le Mans a Daytona, da IMSA ao WSC!

 

Avallone A11

O Avallone A11 foi um projeto baseado nos Lola T163 e T142, e assim como o Berta LR, andava junto com Ferraris, Porsche, Alfa Romeo, Lola etc. Só que com uma diferença pro hermano, o A11 usava motor Chrysler V8 com cerca de 550HP

 

Toyota TS020

O Toyota GT-One foi o “vencedor moral” das 24 Horas de Le Mans de 1999, devastou a concorrência. Era rápido, constante, e confiável. Mas um furo de pneu no final da prova custou aos japas uma vitória épica.

 

Ferrari 330 P3/4

Como disse antes, o GT40 era uma clara provocação à Ferrari, mas os italianos revidaram com o 330, literalmente!

 

Berta LR

O Berta LR foi desenvolvido totalmente na Argentina e usava um Cosworth V8 de F1. Com isso, fazia frente com vários carros top da época como os 917 e as Alfa 33

 

Lola T70

O ícone dos anos 70, extremamente versátil, popular e aceitava uma ampla gama de motores. Fez sucesso nas provas de longa duração de vários países, inclusive no Brasil.

 

MATRA MS650

O MS650 era uma versão aberta e mais potente do MS630. Teve uma passagem breve, assim como a marca em competições…mas vitoriosa

 

Jaguar D-Type

O clássico da Jaguar, avançado em tecnologia e aerodinâmica para a época.

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