Kit Cars

Na semana que começa a nova temporada do WRC, há uns 10 anos atrás saíam do cenário uma das classes mais legais de carros de rally…os kit-cars! Os antigos F2 de rali eram populares entre a galera privada/amadora. Mesmo tendo tração 4×2 (dianteira na maioria dos casos), motor até 2.000cc aspirados eram perigosos nas provas de asfalto

Renault Clio Williams
Embora não tivesse nada a ver com a Williams, o pequeno e simpático hatch francês ganhou uma versão comemorativa ao título de F1 da equipe…a partir dela surgiu um dos melhores carros de asfalto da década de 1990

Renault Maxi Mégane
O Maxi Mégane era a aposta da Renault na década de 1990 para tentar retornar ao grupo de elite (os Gr.A classe 8). Bastante rápido e ágil, era o irmão maior do Clio Williams

Peugeot 306 Maxi
Os Kit Car eram um patamar inferior aos A8, tanto por regulamento quanto em desempenho…até os irmãos Panizzi arrumarem um certo Peugeot 306 Maxi…

Škoda Felicia Kit Car
O Felicia foi a evolução do Favorit, e bem competitivo…foi um dos últimos carros da marca checa antes de investirem no grupo principal (WRCar)

Škoda Favorit 136L Kit Car
Hoje a Škoda é uma marca vitoriosa no IRC, mas o sucesso de hoje vem sendo planejado desde essa época

Citroën ZX Kit Car
Após um longo e tenebroso inverno, apanhando com o BX4TC, a Citroën começou a ter sucesso com o ZX no Cross-Country…e começou a trilhar o caminho atual de vitórias com o ZX Kit Car.

Citroën Xsara Kit Car
O ZX foi promissor, mas o Xsara Kit Car foi o início da atual trajetória vitoriosa da Citroën no WRC

SEAT Ibiza Kit Car
A metade final da década de 1990, foi bem frutífera pros kit car, tanto em popularidade quanto em destaque…era a mudança do Gr.A para WRCar e os Kit Car. Nessa época, o Ibiza Kit Car era o bicho papão, junto com o 306 Maxi.

Volkswagen Golf GTI Kit Car
O Golf fez muito sucesso nas mãos de Alistair McRae, embora não tenha alcançado o êxito mundial de 1986, onde levou o mundial de Gr.A

FIAT Punto Rally
Após um período longe dos ralis, a FIAT retorna com o Punto Kit Car, onde mais tarde, cria um carro competitivo, o Grande Punto Abarth

FIAT Palio Rally
Um clássico do Campeonato Brasileiro de Rally, o Palio Rally, é uma versão especial feita pela Ted Racing para os campeonatos brasileiro e sulamericano de rallies

Vauxhall Astra Kit Car
Outro carro clássico do British Rally Championship foi o Vauxhall Astra, que era bastante popular na Inglaterra

Ford Puma Kit Car
A Ford fez um coupé derivado do Fiesta, durou pouco tempo, mas era um dos kit cars mais legais do campeonato inglês

Lada 100 Kit-car
A Lada fez uma versão de competições do 110, utilizando trem de força Opel..ficou um carro honesto

Nissan Micra
A maioria dos carros de rally da época eram feitos com base um hatch médio, o Nissan Micra retomou o uso de carros pequenos, como o Mini-Cooper

Deixe uma resposta