Ultrapassagens

As ultrapassagens são o momento máximo de uma corrida, para os fãs e para os pilotos. não basta querer ser pole ou vencer de ponta a ponta…disputar cada curva e atrasar ao máximo o ponto de frenagem para tomar a posição do piloto imediatamente a frente é a graça das corridas. Temos aqui 15 ultrapassagens lendárias das competições

Uwe Alzen vs. Altfried Heger
Rodada final da temporada de 1993 da Carrera Supercup em Hockenheim. Uwe Alzen (carro azul) e Altfried Heger (branco) protagonizam um duelo épico na pista e fora dela, com direito a perseguição pela grama!!


Nelson Piquet vs. Ayrton Senna
GP da Hungria de 1986, Nelson Piquet com uma Williams-Honda vinha brigando pra passar Ayrton Senna com uma Lotus-Renault, tenta por dentro, mas Ayrton revida e dá o troco mais tarde, dessa vez passando por fora derrapando.

Gilles Villeneuve vs. René Arnoux
A cena de ultrapassagem mais famosa e clássica da F1. A Renault iria fazer uma dobradinha com Jabouille (vencedor) e Arnoux no GP da França de 1979 em Dijon-Prenois…mas Gilles Villeneuve garantiu o segundo lugar na força bruta e na marra.

Alessandro Zanardi vs. Bryan Herta
O italiano era o showman da CART, em 1996 fez o equivalente à manobra de Piquet em 1986. Na última volta, com a vitória praticamente nas mãos de Bryan Herta, Zanardi joga por dentro da temida Corkscrew…e o resto é história!

Jacques Villeneuve vs. Michael Schumacher
No último GP de Portugal da F1, Michael Schumacher vinha pela linha ideal, e Jacques Villeneuve tentou a ultrapassagem por fora na tomada da parabólica Ayrton Senna no melhor estilo CART. Simples, rápido e direto!

Rubens Barrichello vs. Michael Schumacher
Barrichello e Schumacher eram os dois pilotos mais antigos da F1, correram juntos na Ferrari durante 2000 e 2005, onde tiveram atritos. No GP da Hungria de 2010, Barrichello se aproximava de Schumacher, mas o alemão fechava sua linha…até que resolveu forçar a barra, mesmo com Schumacher o empurrando pro muro.

Felipe Massa vs. Robert Kubica
Praticamente a versão com chuva do duelo de 1979. Robert Kubica e Felipe Massa disputam o sexto lugar de forma ferrenha no GP do Japão.

Benoít Treulyer vs. Simon Pagenaud
A Audi tinha perdido dois carros durante as 24h de Le Mans de 2011, sobrando somente o numeral 2 contra os Peugeot. Isso faria com que um piloto normal tivesse precaução para não acabar tendo um fim semelhante aos outros dois. Benoít Treluyer fez a ultrapassagem sobre o Peugeot líder ALÉM do Corvette retardatário POR FORA!!! Além disso, ganhou a corrida numa das finais mais acirradas das 24 horas de Le Mans.

Nigel Mansell vs. Nelson Piquet
Mansell finge que vai pra esquerda e passa pela direita. Um típico drible de futebol aplicado ao automobilismo.

Nigel Mansell vs. Gehard Berger
Mansell veio calmamente atrás de Berger e escolheu dar o bote na Peraltada, por fora!!!!

Jarno Saarinen vs. Phil Read
Em 1973, a MV Agusta tinha um dream-team com Giacomo Agostini e Phil Read. Mas a Yamaha tinha o talento de Jarno Saarinen, que ganhou as duas primeiras provas do ano nas 500cc. Na segunda etapa, na Áustria, Phil Read tenta se manter na liderança durante as investidas do jovem finlandês…na terceira tentativa, Saarinen assumiu a liderança.

Vitor Meira vs. Ed Carpenter e Scott Dixon
Manobra lendária do brasileiro na Indy 500 de 2008. Scott Dixon vinha preparando o bote em Ed Carpenter, mas Vitor Meira se mete no meio e pula de terceiro pra primeiro em um movimento.

Jaime Melo vs. Jorg Bergmeister
As 12 horas de Sebring já havia terminado…mas faltava os GT2 terminarem a última volta. Jaime Melo vinha na Ferrari da Risi Competizione e Jorg Bergmeister no Porsche da Flying Lizard. O alemão tinha a vantagem de ter pneus novos ainda, mas o brasileiro não desistiu. Um revival dos duelos das duas marcas no mundial de marcas.

Valentino Rossi vs. Casey Stoner
O mesmo movimento de Alex Zanardi 12 anos antes, só que em duas rodas! Rossi joga por dentro e deixa Stoner pra trás na mesma Corkscrew.

Mika Hakkinen vs. Michael Schumacher
Mika Hakkinen ultrapassou Schumacher no GP da Bélgica de 2000 de uma forma espetacular, e com direito a um retardatário entre os dois.

Deixe uma resposta