Puro Músculo

Os Muscles Cars nada mais são do que a ignorância automotiva em sem maior expoente, pegue um carro, ponha o maior motor disponível e voilà! teremos um devorador de asfalto que fará a alegria de qualquer fã de carros. Temos aqui 15 representantes de muscles e pony cars.

Ford Mustang BOSS

O Mustang em si não é um Muscle, e sim um pony car…mas o BOSS é diferente. Concebido para correr na Trans-Am, vinha com bloco Windsor com cabeças do Cleavland e válvulas maiores, que dava 290 HP. Se alimentava basicamente de Chevys, curiosamente foi desenvolvido por um ex-funcionário da Chevrolet.

Dodge Charger R/T

O Doge Carger R/T brasileiro, foi o primeiro carro com mais de 200HP produzido por essas bandas. E não, não confundi o carro…ele foi baseado no Dart americano

Dodge Challenger R/T

 

 O Challenger foi a resposta Mopar aos Cougar e Firebird, semelhante ao Barracuda, mas era mais “luxuoso”. Assim como o Cuda, o Challenger vinha com praticamente todo motor Chrysler disponível, do 6 cilindros 225 de 145 HP até o V8 440 Six Pack de 390 HP.

Plymouth Barracuda

 O ‘Cuda, ganhou personalidade própria somente na terceira geração, onde rompeu os laços com o Plymouth Valiant. Vinha com uma ampla gama de motores, dois 6 cilindros e seis V8. ia do 198 (seis cilindros) ao 440, passando pelos lendários 340 Six Pack e o 426 Hemi.

Pontiac GTO

 Oficialmente o carro que começou tudo. A idéia era pegar um carro médio, e colocar um motor de um carro maior. Deu certo! resultado era um carro acessível com potência entre 300 a quase 400 HP…de fábrica!

Oldsmobile 442

Originalmente era um pacote para o Oldsmobile Cutlass, mas acabou virando um modelo próprio. Era uma resposta ao Pontiac GTO. O 442 não significava um motor 442, mas sua receita, inicialmente era 4- carburador quádruplo; 4- câmbio de 4 velocidades; 2- escape duplo. Mas depois passou a ser:4- motor 400ci; 4- carburação quádrupla; 2- escape duplo. Assim como o GTO, sua potência vairiava entre 300 a 400 HP.

Oldsmobile Rocket 88

O Oldsmobile Rocket 88 não foi oficialmente oprimeiro muscle car, mas foi quem trilhou o caminho. um carro pequeno (para os americanos) com motorzão, no caso o V8 Rocket 303, o primeiro V8 OHV feito pela GM. Além de ter sido imortalizado na canção Rocket 88 de Jackie Brenston and his Delta Cats, a primeira canção rock ‘n roll da história.

Hudson Hornet

Esse velhote 6 cilindros 308 pode parecer conservador e antiquado hoje, mas na sua época era revolucionário. seu motor na época, tinha o maior deslocamento (cerca de 5 litros). Além de ter dominado a NASCAR entre 1951 e 1954. Sua carroceria com centro de gravidade baixo tinha estilo, tanto que ele obliterou concorrentes mais requintados como Cadillac. Como digo, respeite sempre os mais velhos, afinal ele pode ter sido algum bad-ass na sua época, e o Fabuloso Hudson Hornet foi.

Chrysler C300

 Outro representante oldskool, o Chrysler C300 era o carro mais potente de sua época, com 300 HP (estamos falando de década de 1950!!!!), graças a singela combinação de sedan de luxo + motor Hemi + peças Mopar. Simples e direto!

Chevrolet Chevelle SS

 O Chevelle SS foi a aposta da Chevrolet na briga dos muscle cars. Como a Pontiac usou um 325 pra criar o GTO, e a Oldsmobile um 330 pra fazer o 442, a Chevy chutou o regulamento interno de limitar os motores dos carros carros A em 326 polegadas cúbicas. Inicialment eera um 327 com 250-300HP; mas tomara a sensata decisão de usar o 396 em versões de 325, 350 e 375 HP, afinal a vida é feita de escolhas.

Chevrolet Opala SS

O chevrolet Opala foi lançado em finais da década de 1960 no Brasil, como um carro de classe, sóbrio, tipico carro de empresários, políticos etc e tal, mas em 1971 surgiu a versão SS e simplesmente se tornou o “Muscle Car” brasileiro graças ao motor 250-S incrementado com peças usadas no modelo de corrida como tuchos mecânicos, comando mais bravo, e cilindrada aumentada para 4.1 litros, além de faixas características.

Holden Monaro HT GTS 350

O Holden Monaro era a contraparte dos muscl cars aussies, batia de frente com o rival Falcon GT. Contava com um motor Chevy 350 com 300 HP. S

Ford Falcon XB GT

O Ford Falcon XB GT é o representante aussie dos Muscle Cars da Ford, foi a despedida do motor Cleveland 351 nos Ford Falcon australianos. Se você reconheceu ele de outros carnavais, está certo! Era o Pursuit Special (ou vulgarmente conhecido como V8 Interceptor) da trilogia Mad Max

SIMCA Esplanada GTX

 

Literalmente o carro é uma mistura. Começou sendo desenvolvido pela Simca do Brasil, usando um motor que era um Ford Flathead com câmaras hemisférias Ardun (criadas pelo criador do Corvette), mas acabou “desenvolvido” pela Chrysler, que reduziu alguns problemas do motor de projeto já ultrapassado. O motor Emi-Sul era interessante na teoria, mas um fiasco na prática, um V8 2.4 de apenas 130HP. Durou pouco, a Simca foi comprada pela Chrysler e abriu o caminho pros Darts e Chargers .

Ford Capri RS3100

O Capri foi criado pela Ford para ser o muscle car europeu, mas não chegou a ser um carro esportivo…foi O carro esportivo! ganhou tudo o que podia nas corridas de turismo, e seu motor foi utilizado como base pela equipe Zakspeed na F1!!!! O RS3100 era a evolução máxima do modelo, com motor V6 Cologne com cilindrada aumentada para 3.1 litros, foi na época o mais veloz dos Ford de rua.

Deixe uma resposta