London Mexico World Cup Rally 1970

Inspirado pela maratona de 1968, e pelo fato da Inglaterra ter sediado a Copa do Mundo de 1966 e o México sediar a Copa seguinte, Wylton Dickson idealizou um rally maratona entre as capitais dos dois países. Wylton, com ajuda de Paddy Hopkirk, conseguiu convencer o The Daily Mirror a patrocinar o evento que era organizado pela MSA e RAC.

Com o aval da Ford UK, FA e etc, em 19 de abril de 1970, A largada era dada no palco da final do Mundial de 1966, o Wembley Staduim. De lá craques como Hannu Mikkola, Rauno Aaltonen, Andrew Cowan, Tony Fall, Roger Clark, José Migliore, Timo Mäkinen, Gastón Perkins, Paddy Hopkirk, entre outros seguiram de carro até o palco do início e da final do Mundial, o Estadio Azteca, na Cidade do México.

O trajeto da prova era de 16 mil milhas (25.700 km) percorrendo a parte da Europa e as Américas:

  • Londres – Dover
  • Dover – Boulogne-sur-Mer (travessia do Canal da Mancha)
  • Boulogne-sur-Mer – Mannhein
  • Mannhein – Munique
  • Munique – Vienna
  • Vienna – Budapest
  • Budapest – Belgrado
  • Belgrado – Sofia
  • Sofia – Trieste
  • Trieste – Veneza
  • Veneza – Genova
  • Genova – Toulouse
  • Toulouse – Pau
  • Pau – Burgos (travessia dos Pirineus)
  • Burgos – Salamanca
  • Salamanca – Lisboa
  • Lisboa – Rio de Janeiro (travessia do Oceano Atlântico)
  • Rio de Janeiro – Montevideo
  • Montevideo – Buenos Aires
  • Buenos Aires – Bariloche
  • Bariloche – Santiago
  • Santiago – La Paz
  • La Paz – Lima
  • Lima – Cali
  • Cali – Buenaventura
  • Buenaventura – Panama City (atravessando o Golfo do Panamá)
  • Panama City – San José
  • San José – Ciudad de Mexico

 

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Houve equipes de fábrica da Ford com Escort, AZLK Moskvitch com o 412, British Leyland com Triumph 2.5 PI Mk2, Austin Maxi, Austin 1800 e Mini Clubman, e alguns DS21 semi-oficiais da Citröen. Além desses, houveram Peugeot 404, BMW 2002tii, Lotus Cortina, Datsun 1600SSS, Porsche 911, Hillman Hunter, Trident Venturer, etc. Além de Rolls Royce Silver Shadow e Silver Cloud e Mercedes 280SE agregando valor.

Assim como o evento anterior, foi um sucesso, dando origem aos World Cup Rally, sendo replicado em 1974, tendo como destino a Alemanha, sede da Copa daquele ano. Como competição, foi bastante duro, dos quase 100 inscritos, só 23 conseguiram terminar a prova.

Posição pilotos Carros Penalizações
1 Hannu Mikkola / Gunnar Palm Ford Escort 1850GT 9hr 7min
2 Brian Culcheth / Johnstone Syer Triumph 2.5PI 10hr 25min
3 Rauno Aaltonen / Henry Liddon Ford Escort 1850GT 10hr 46min
4 Paddy Hopkirk / Tony Nash / Neville Johnston Triumph 2.5PI 12hr 26min
5 Timo Mäkinen / Gilbert Staepelaere Ford Escort 1850GT 14hr 31min
6 Jimmy Greaves / Tony Fall Ford Escort 1850GT 19hr 31min
7 Patrick Vanson / Oliveir Turcat / Alain Leprince Citroën DS21 22hr 3min
8 Sobiesław Zasada / Marek Wachowski Ford Escort 1850GT 23hr 59min
9 Reg Redgrave / Phil Cooper / Bob Freeborough Morris 1800 24hr 42min
10 Rosemary Smith / Alice Watson / Ginette Derolland Austin Maxi 30hr 35min
11 Ken Tubman / André Welenski / Rob McAuley Austin 1800 32hr 36min
12 Leonti Potapchik / Edouard Bazhenov / Y. Lesovski Moskvitch 1500 34hr 6min
13 William Bendeck / Dieter Hubner / Jorge Burgoa BMW 2002ti 35hr 14min
14 Ron Channon / Rod Cooper Ford Lotus Cortina 36hr 43min
15 Alun Rees / Hywel Thomas / Washington James Hillman Hunter 37hr 50min
16 Alfred Katz / Alfred Kling / Albert Pfuhl Mercedes-Benz 280SE 38hr 5min
17 G. Holm/V. Boubnov/K.Guirdauskas Moskvitch 38hr 52min
18 Ms. J. Denton/Ms. P Wright/Ms. E. Crellin Morris 1800 39hr 16min
19 G. Perkins/J. Greene Peugeot 404 40hr 46min
20 S. Tenishev/V. Kislykh/V. Chirochenkov Moskvitch 41hr 5min
21 R. Janssen/J. Dik Datsun 1600SSS 46hr 1min
22 T. Kingsley/P. Evans/M.Scarlett Austin Maxi 46hr 25min
23 D. Harris/M. Butler Ford Escort GT 66hr 8min

Imagens: Historic Rally & Race Cars, English Russia, Lotus Cortina Information

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