Estradas

Por definição, estradas são linhas de comunicação terrestres utilizadas por veículos automotores. Mas algumas estradas são muito mais que apenas uma ligação entre A e B. Temos aqui 15 das melhores estradas do mundo, tanto por prazer em dirigir, quanto pela beleza da paisagem

Transfăgărășan – Romênia
A estrada serpenteia o setor sul dos Cárpatos e era uma estrada militar, servindo de acesso em caso de uma possível invasão soviética. por conta da topografia é cheia de hairpins, curvas em S e descidas cegas, etc.


Trollstigen – Noruega
O Caminho dos Trolls foi criado em 1936 pelo Rei Haakon VIII da Noruega, ligando as cidades de Åndalsnes e Valldal. É uma estrada montanhosa famosa por suas 11 curvas fechadas e até 9% de inclinação com mirantes, cachoeiras e paredões rochosos.

Colle del Gran San Bernardo – Itália/Suíça
Talvez a mais antiga das estradas da lista, O Passo do Grande São Bernardo segue pelos Alpes entre a Suíça e a Itália além de seus 9% de inclinação e virtualmente ser impossível trafegar no inverno (um túnel foi construído em 1964 para facilitar o tráfego) tem relevância histórica…foi lá que as tropas de Napoleão derrotou o exército imperial austríaco em 1800.

Col de Turini – Monte Carlo
Considerada uma das melhores estradas para dirigir no mundo, Col de Turini não é apenas uma passagem entre Moulinet e La Bollène-Vésubie na região dos Alpes Marítimos da França. É um trecho icônico do Rali de Monte-Carlo com suas estradas estreitas e inúmeros hairpins, além de ter sido parte do lendário Tour de France em 1948, 1950 e 1975.

US Route 66 – Estados Unidos
A Estrada Mãe dos Estados Unidos, foi criada em 1926 e cortava o país de Leste à Oeste. Era um símbolo da Liberdade e do American Way of Life, mas a criação das Interestaduais em 1956, botou um fim gradual na Rota 66, sendo extinta em 1985. Mas seu apelo na cultura americana é tão grande que ainda hoje, muitos viajam pelo trajeto original da Rota 66.

Usui-tōge – Japão
O trecho de ligação entre Nagano e Gunma, uma das principais rotas de transporte da parte central do Japão. A National Route 18

Haruna-tōge – Japão
Alguns devem conhecer o monte Akina da série Initial D, mas ele na verdade foi criado inspirado no monte Haruna, uma das três montanhas de Jōmō.

Overseas Highway – Estados Unidos
A Overseas Highway era inicialmente a Overseas Railroad, extensão da Florida East Coast Railroad que ia até Key West. Mas em 1935, um furacão destruiu partes da estrada de ferro e a companhia férrea Florida East Coast Railway não andava bem de finanças e vendeu o trecho para o Estado. Feita a reforma, virou uma das estradas mais belas do mundo, ligando a Florida com a região do Golfo do México.

Atlanterhavsveien – Noruega
A Rodovia do Atlântico é uma seção da Fylkesvei 64, que liga a ilha de Averøy com a península de Romsdal. É razoavelmente curta, tem 8,3 km, mas é famosa pela ponte de Storseisundet.

Jebel Hafeet – Emirados Árabes Unidos
Uma estrada serpenteando montanhas e atravessando o deserto dos Emirados Árabes Unidos entre Omã e Dubai que acaba em um estacionamento próximo a um hotel e o palácio dos governantes locais. Nada mais legal que isso. Simples e direto!

Passo dello Stelvio – Itália
Criada entre 1820-1825 para ligar a província da Lombardia ao Império Austro-húngaro. Após a anexação da Lombardia pelo Reino da Itália, passou a servir de fronteira entre os dois impérios. Deixando a história e geografia pra lá…Temos a segunda estrada mais alta dos Alpes e seus 60 hairpins desafiam inclusive lendas como Stirling Moss que acabou batendo numa prova de Clássicos.

Paso Internacional Los Libertadores – Argentina/Chile
Mais conhecida como los Caracoles, por causa dos inúmeros hairpins, essa estrada liga Santiago (Chile) até Mendoza (Argentina) através da Cordilheira dos Andes. Por conta do trajeto sinuoso, sem guard-rails e nevascas frequentes, torna a condução extremamente perigosa.

Ruifang – Taiwan
A Provincial Highway 62, liga o distrito de Ruifang com o distrito de Anle em Taiwan. E passa serpenteando a área montanhosa de Jiufen, que além de ter sido um vilarejo de razoável importância pela extração de ouro entre 1893 e 1971, era um vilarejo isolado e após o fim da extração de ouro, decaiu muito retornando à condição de vila abandonada. Atualmente se tornou um dos pontos mais visitados (e fotografados) de New Taiwan City.

Icefields Parkway – Canadá
A Highway 93 de Alberta do Norte liga os parques nacionais de Banff e Jasper atravessando as Montanhas Rochosas. Não é tão sinuosa quanto as estradas Européias, mas os motoristas devem ter atenção com animais que cruzam a pista.

Guoliang Tunnel – China
Num pequeno vilarejo praticamente isolado nas montanhas Taihang na China, 13 moradores começaram a escavar a montanha para criar uma rota de ligação da vila com o mundo externo, o que só era possível através de uma trilha esculpida nas montanhas. Em 5 anos de trabalho duro e após algumas mortes, o túnel foi feito.

Deixe uma resposta