GT1

Com o fim do Mundial de Sport-protótipos em 1992, o pessoal sentiu falta de um campeonato reunindo carros GTs e provas de longa duração. Em 1994 foi criado o BPR Global GT Series, que logo fez sucesso sendo tomado pela FIA e transformado em FIA GT Championship que foi mudando de nome até o atual FIA GT series. Nesse tempo todo, a especificação dos carros GT1 mudou um pouco, temos aqui 15 carros que foram marcos nessa classe

Porsche 911 GT1
Até o 911 GT1, todos os carros da categoria eram modelos com visual semelhante aos de rua. Foi o primeiro a inverter o padrão de desenvolver um carro de rua para as pistas, tentando adaptar o carro de corrida para as ruas.


Toyota GT-ONE
Inspirada pelo sucesso da Mercedes-Benz e Porsche nos campeonatos de GT, a Toyota resolveu criar um GT de corridas que pudesse ser adaptado para as ruas. Explorando a mesma brecha de regulamento que a Mercedes-Benz, acabou participando das 24H de Le Mans de 1998 e 1999 com bons resultados.

Lotus Elise GT1
Com a mudança do BPR para FIA GT em 1997, a Lotus apresentava o sucessor do Lotus Esprit, o Lotus Elise GT1. Embora o anterior fosse comparável ao Porsche 911 GT1 e McLaren F1 GTR, o Elise herdou seus problemas de durabilidade, e após a temporada de 1997, a Lotus dava adeus ao endurance

McLaren F1 GTR
Lançado pouco antes da estréia do BPR, o McLaren F1 fez sucesso na categoria ganhando uma versão de competição a pedido das equipes para correr no BPR. Entre 1995 e 1999 foi um grande sucesso nas pistas em várias categorias de GT.

Nissan R390 GT1
Foi o último a aproveitar a farra da brecha da mala. O R390 era promissor, e teve vida curta (1997-1998), embora tenha tido muitos problemas de durabilidade em 1997, no ano seguinte conseguiu um pódio nas 24 horas de Le Mans.

Mercedes-Benz CLK-GTR
A Mercedes-Benz vendo o sucesso dos GTs resolveu entrar na briga pra encarar Ferraris e Porsches. Pra desenvolver seu carro, secretamente comprou um McLaren F1 GTR da Larbre e enviou para a AMG para testes e desenvolvimento do carro. Apesar de problemas nos freios na primeira corrida, mostrou-se o carro a ser batido.

Panoz Esperante GTR-1
Don Panoz junto com o pessoal da Reynard e da Ford resolveu entrar na brincadeira, e fazer uma versão especial do seu Panoz Esperante. Com motor Roush da Nascar e direito a ser o proprietário do único Esperante GTR-1 homologado para as ruas.

Maserati MC12
Era uma evolução da Ferrari Enzo, que marcava o retorno da marca depois de 37 anos. Dominou o FIA GT entre 2004 e 2010

Ferrari F40 LM
Embora a Ferrari não tivesse a intenção de utilizá-la em corridas, algumas pessoas viram potencial na F40 e provou-se ser um carro competitivo, nisso a Ferrari estendeu a vida útil do modelo em alguns anos fazendo a F40 LM, que logo seria substituída pela versão esportiva da F50.

Lister Storm GTL
O GTL foi uma evolução do Storm GTS para tentar acompanhar o ritmo dos CLK-GTR, e 911 GT1, mas infelizmente era pouco durável e não muito competitivo. Embora tenha tido mais sorte correndo como GT2.

Saleen S7R
Após a farra que tinham feito entre 1996 e 1998, os GT1 voltaram a ser carros menos protótipos, e o Saleen S7R retomava a filosofia de carro de corrida feito a partir do modelo de rua. Foi bem-sucedido no tempo em que correu no FIA GT e ALMS entre 2000 e 2007

Ford GT1
Embora o Ford GT tenha sido fabricado entre 2004 e 2006, o GT1 foi criado e usado entre 2009 e 2011 no FIA GT sem muitos resultados.

Honda NSX Turbo GT1
O NSX Turbo foi uma tentativa japonesa de resposta ao McLaren F1 GTR, embora fossem rápidos não conseguiram bons resultados nas 24 horas de Le Mans de 1995

Ferrari F50 GT
Com o lançamento da Ferrari F50 e o sucesso da F40 LM no BPR, a fábrica de Maranello cogitou uma versão GT1 do novo carro, mas foi cancelada graças ao Porsche 911 GT1 embora esse tenha corrido como convidado e não marcasse pontos no campeonato. Uma pena…

Venturi 600 LM
Uma das vedetes do BPR, o esportivo francês botava no bolso F40, McLaren F1 e demais com razoável facilidade, porém ficou defasado com rapidez.

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