Peruas Esportivas

Perua, Station Wagon, Carrinha…não importa como chame…sempre tem aquele charme e visual de pacato carro de família…comumente usada para viagens, levar as crianças pra escola, compras, etc. Mas aqui temos 15 que faziam isso mais rápido e com mais estilo e mais potência.

 

Chevrolet Caravan SS

A versão familiar do Opala já chegou recebendo versão esportiva e o clássico motor 6 cilindros 250-S, e andava junto com o coupé que lhe deu origem. Pena que teve vida breve.


 

Audi RS2 Avant

Lição de matemática: Audi + Porsche = RS2!! Baseada na versão SW do Audi 80, o RS2 contava com motor 5 cilindros turbo 2.2 e tração integral (eu ouvi falar em Audi Quattro?) preparado pela Porsche, que de muito bom grado cedeu os freios e alguns elementos dos Porsche 993 como bancos e lanternas dianteiras. Foi por um bom tempo a SW mais rápida do mundo, 0-100 em 6 segundos e velocidade máxima de 262 km/h (limitada eletronicamente)

 

Volkswagen Quantum Sport

A última das peruas brasileiras esportivas. Vinha com bancos Recaro com detalhes em vermelho, rodas esportivas do Gol GT (no caso dos modelos brancos, as rodas tinham fundo branco) painel com marcações em vermelho, retrovisores na cor do carro,  e lanternas traseiras fumê…mecânicamente era a mesma coisa do modelo GLS 2000

 

BMW M5 Touring

A especificação E34 foi na época a SW mais rápida do mundo, graças aos 6 cilindros 3.8. Além de ser o último carro feito à mão pela M Division. Foi superada pela RS2 Avant como perua mais rápida do mundo.

 

Ferrari 456 Venice

Um belo dia o Sultão do Brunei encomendou sete peruas feitas em cima das 456…a Pininfarina atendeu prontamente, mas o Príncipe Jefri Bolkiah só levou seis mesmo…

 

Aston Martin DB5 Shooting Brake

Um Aston DB5 é um carro legal…mas e se você quiser levar seus cães e equipamento de caça? Para atender à necessidade do dono da marca, foi criado o DB5 Shooting Brake.

 

Alfa Romeo 33 Sportwagon

O 33 era legal…tinha motor boxer, dirigibilidade legal…mas coube a versão Sportwagon a introduzir a tração nas quatro rodas

 

Ford Maverick SW

Teoricamente um concorrente para a Caravan. A versão SW do Maverick não foi produzida oficialmente pela Ford, mas wera uma versão feita sob encomenda pela SR (um concessionário Ford) em cima de um Maverick 4 portas. Era praticamente um pony-car familiar com o V8 302 do Maverick

 

Lancia Thema 8.32 SW

Um número decimal pra expressar desempenho é mais discreto que GT, RT, S, etc…mas o real significado do 8.32 era 8 cilindros e 32 válvulas. O Lancia Thema foi o segundo carro da Lancia a usar motor Ferrari, no caso do Thema 8.32 era uma versão mais dócil do motor da Ferrari 308QV. A versão SW do Lancia Thema tinha linhas sóbrias e refinadas e foi o carro de tração dianteira mais rápido do mundo por um bom tempo.

Chevrolet Corvette Nomad

No Motorama de 1954, evento de demonstração da General Motors, foi demonstrado uma versão perua do Corvette, o Corvette Nomad. Infelizmente a versão nunca foi produzida oficialmente, e o nome passou a designar as versões familiares do Bel-Air e do Chevelle. Mas os fãs se encarregaram de recriar o Corvette Nomad através de réplicas fiéis.

 

Bentley Turbo R Val d’Isere

Se você fosse rico o suficiente para comprar um Bentley ou um Rolls Royce e quisesse mais exclusividade ainda, poderia mandar seu carro pra um tal Robert Jankel e ele transformaria o sedã numa perua com estilo e tração 4×4.

 

Volvo 850 R Estate

A Volvo sempre foi a mais conservadora das marcas de automóvel. Linhas discretas e sóbrias, desempenho na medida e segurança. Até que quando ousaram, deixaram todos de boca aberta com a primeira perua de turismo, a versão familiar do Volvo 850, preparada pela TWR, foi um carro que mesmo quadradão conseguiu impor respeito no BTCC de meados da dpecada de 1990. A 850R era a continuação da linha T5R, feita em parceria com a Porsche (mais uma…) e mecanicamente era derivada do 850 Turbo com elementos da 850 Estate de corridas.

 

Mercedes-Benz C63 SW AMG

A AMG é a preparadora oficial da Mercedes-Benz e tinha feito versões nervosas do sedã e da perua C-Klasse…legal, mais um carro pra lista. Mas um C63 AMG se destaca do resto da galera por ter preparação especial para ser o carro médico da F1.

 

SAAB 9-3 Turbo-X Sport Combi

A série Turbo X foi feita pra comemorar os 30 anos dos SAAB turbinados, e os 9-3 vinham com muitos detalhes que lembravam os pioneiros 900 Turbo. A versão Sport Combi trazia esse desempenho para toda a família

 

Ford Mustang SW

Após o lançamento do Mustang, foi cogitada uma versão familiar…tal qual o Corvette Nomad, não passou de conceito, mas foi replicada pelos fãs do pony-car

Deixe uma resposta