VWs Especiais

EMPI GTV
Joe Vittone era dono de uma pequena fábrica de acessórios para VWs desde 1954, e em 1966, comprou uma revenda Volkswagen-Porsche na Califórnia. Juntando a fome com a vontade de comer, vendia seus kits de veneno e acessórios para quem pagasse por eles. O negócio cresceu a ponto da VW America ameaçar não entregar mais carros para as concessionárias que vendiam os kits EMPI como opcionais.

Mach 1
Aquela velha história, um importador decide vender o VW Sedan com uns venenos já inclusos, e a VW ameaça não enviar mais carros.Dessa vez foi um importador belga que resolveu vender uns fuscas com kit Okrasa, rodas Porsche em 1964.

1600 S “Bizorrão”

A VW do Brasil aproveitou o lançamento da Brasilia para dar uma atualizada no Fusca, utilizando suas rodas e motor 1600 com carburação dupla e uma característica cobertura na tomada de ar traseira.


Super Vee

Após o sucesso da versão Formula Vee, as concessionárias passaram a oferecer um novo kit de conversão, fazendo o pequeno 1200 saltar para 1600cc. o Super Vee.

Formula Vee
Sentindo a pressão das concessionárias que vendiam seus carros com kits de performance, a Volkswagen resolveu lançar oficialmente sua versão especial do Sedan. Aproveitando o sucesso da categoria que usava seus motores como base, foi lançado o Volkswagen Formula Vee.

Okrasa

Uma das últimas versões personalizadas do VW Sedan, o Okrasa era um modelo conversível, com rodas ATS Cup, parachoques pintados na cor da carroceria e motor preparado pela Oettinger.


1303 S

O modelo esportivo de 1973, foi uma versão especial inspirada no Porsche 914 LE, com carroceria amarela e detalhes pretos, como tampa do motor, capô, retrovisores e limpadores de parabrisa, volante Petri de três raios, bancos Recaro, rodas Lemmerz GT, parachoques pretos com faixa amarela.

Hebmüller

Após o fim da Segunda Guerra Mundial,  a Volkswagen retomava a produção do Typ 1, com base no KDF-Wagen. Uma das primeiras variações foi o Typ 14A, fabricado pela Hebmüller entre 1949 e 1953, onde após um incêndio na fábrica, ainda em 1949, acabou levando a falência.

Nordstadt Cabrio

A versão conversível feita pela Nordstadt entregava uma versão com motor 2 litros, com radiador de óleo, vidros com desembaçador e interior de couro branco, além de rodas ATS Cup.


GT Beetle

Para comemorar o sucesso do VW Sedan na Grã-Bretanha, foi lançada uma versão esportiva com motor com cilindrada aumentada para 1600cc e 60HP, rodas Lemmerz GT, freios a disco na dianteira, diferencial com relação de 3.875:1, sendo mais rápido que o 1302 S Super Beetle.

Oettinger Special Bug

A produção européia do VW Sedan foi encerrada em 1980, sendo mantida apenas no México e Brasil (até 1986). As preparadoras continuaram fiéis ao modelo, com a Oettinger lançando em 1983 uma versão especial, com rodas Lemmerz GT, spoilers, suspensão rebaixada em 60mm e motor preparado.

VW GT

Desenvolvido na Áustria, o VW GT era um 1303 com peças Porsche. Visualmente era reconhecido pela cor prata metalizado com faixas pretas laterais, capô e porta-malas pintados em preto fosco e uma faixa com as cores austríacas de competição. Mecanicamente, possuía motor com cilindrada aumentada para 1600 com peças do motor do Porsche 914 4 cilindros.

Power Pack Beetle
Série exportada para a Irlanda em 1973, basicamente era um 1300S com cilindrada aumentada para 1.600cc, freios a disco na dianteira, rodas Lemmertz GT, mas sem os acessórios da versão inglesa.

Sports Bug

Feito em cima do 1303 S Super Beetle pela VW dos Estados Unidos, o Sports Bug trazia o mesmo pacote das versões esportivas européias, Rodas Lemmertz GT, cores vibrantes na carroceira (adornadas com uma faixa em vermelho e preto na linha da cintura), motor 1600, e além disso, tinha detalhes em preto fosco, interior Recaro com volante Petri em couro e alavanca de câmbio curta da linha Formula Vee.

SP 1600
Feito pela VW sul-africana, o SP1600 usava alimentação do Fuscão brasileiro, um par de Solex H32 com distribuidor também brasileiro, rodas Rostyle aro 14, escape menos restritivo, interior com console central, painel com instrumentação completa, volante de três raios Petri entre outros acessórios.

fonte: SE Beetles Käfermania

Deixe uma resposta